A Black Friday 2023 pode ter frustrado boa parte do varejo brasileiro, mas surpreendeu aqueles que trabalham com itens de giro rápido. Levantamento da NielsenIQ Ebit, líder de informações e insights sobre o comércio eletrônico no Brasil, mostra que o número de pedidos de produtos de gôndola cresceu 157% nos dias 25 e 26 de novembro.
Em relação ao faturamento, as vendas online dos produtos de giro rápido cresceram 75%. A pesquisa também aponta que os consumidores gastaram em média um valor mais baixo, mostrando uma diversificação da categoria.
“Os resultados refletem a dinâmica e a agilidade do comércio eletrônico. O consumidor está claramente priorizando a conveniência e a variedade oferecidas por essas categorias, reforçando a tendência de escolhas ágeis e de baixo ticket médio”, diz Marcelo Osanai, executivo de e-commerce da NielsenIQ Ebit.
Alimentos e bebidas são destaque
A categoria de Alimentos e Bebidas, junto com Perfumaria e Cosméticos, foram o grande destaque da Black Friday no fim de semana. A primeira registrou crescimento de 91% nas vendas em comparação com 2022.
Subcategorias como bebidas alcoólicas, azeite, bebida láctea, vodka, licor e outras bebidas não alcoólicas se destacaram como os principais impulsionadores desse crescimento.
“A categoria de Alimentos e Bebidas emerge como um verdadeiro destaque na Black Friday. A resposta positiva a estas ofertas destaca não apenas o apetite por promoções, mas também a relevância de produtos alimentícios e de bebidas no ambiente de compras online”, diz Osanai.
Na pré-Black Friday, venda online cai 15,8%, mas eletro e cosméticos sobem
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Além disso, houve forte contribuição para o faturamento total do setor nas vendas online. A cesta de Alimentos e Bebidas foi a segunda que mais contribuiu positivamente para o total das vendas, com 21%, atrás apenas de Perfumaria e Cosméticos, que cresceu 45% no período. Outras categorias também apresentaram alta no final de semana pós Black Friday:
- Bebês e Cia (13%)
- Esporte e Lazer (8%)
- Saúde (6%)
- Casa e Decoração (5%)
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