Dark kitchen caseira: aplicativo Apptite conecta chefs a clientes e cresce na pandemia

Durante um jantar com amigos, com pratos encomendados através de um aplicativo de delivery, Guilherme Parente e a chef de cozinha Fernanda Kanitz comentaram sobre a ideia de um aplicativo em que chefs pudessem oferecer seus pratos feitos na cozinha de casa. A conversa do jantar não durou somente até a sobremesa. Em seis meses, Parente desenhou o projeto da startup e lançou, em 2016, o Apptite, aplicativo nos mesmos moldes da conversa com Kanitz. “Queremos resolver o problema de alimentação no dia a dia, desde um prato feito maravilhoso no almoço até um jantar mais sofisticado durante a semana”, comenta o CEO. 

Seu dinheiro está seguro? Aprenda a proteger seu patrimônio

Nos últimos cinco anos, o marketplace presente apenas em São Paulo já contou com mais de 6 mil chefs inscritos na plataforma. Hoje em dia são 900 cozinheiros ativos, chamados de chefs autorais, que cozinham dentro de suas casas mais de cem mil pratos por mês. Chamadas de dark kitchens (cozinhas dedicadas apenas ao preparo de refeições para delivery), este modelo de vendas já estava em crescimento mesmo antes da pandemia. Para a Euromonitor, o mercado pode valer até 1 trilhão de dólares em todo o mundo até 2030. 

O crescimento das dark kitchens e pedidos de refeição por delivery impactou também cozinheiros amadores, que decidiram se aventurar entre as panelas para obterem uma renda extra. Assim, no ano passado o aplicativo dobrou seu faturamento e cresceu 130% em vendas de pratos. 

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Infraestrutura, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu