Rede de Ecoturismo cria protocolo para atividades em trilhas

Rede de Ecoturismo cria protocolo para atividades em trilhas

Empresários e empreendedores do setor de Turismo Ecológico e de Aventura da região de Curitiba criaram um protocolo para ajudar as autoridades de saúde e ambientais a permitirem as atividades nos Parques e Serras do Estado com segurança. O documento foi elaborado com base nas diretrizes das instituições que regulam ou tem influência sobre o setor e autoridades de saúde locais, nacionais e internacionais.

O protocolo contém 21 itens que orientam a atividade ao ar livre com segurança dividido em três pontos principais que incluem: raio de ação e contenção de risco, cuidados e orientações básicos e cuidados durante as atividades.

Leia também: Mesmo com fiscalização, trilhas têm aglomerações no feriado

Clever Zunino, que integra a coordenação do movimento, explica as principais regras dessa primeira etapa.

As equipes de guias também foram treinadas para atuar neste retorno das atividades. Conforme Zunino, antes da pandemia alguns grupos, dependendo da atividade, reuniam até 20 pessoas. Agora, para evitar aglomerações, são no máximo oito.

ecoturismo
Foto: Divulgação

Segundo Zunino, o setor do ecoturismo foi um dos primeiros afetados pela pandemia de Covid-19 e um dos últimos a retornar. Ele cita que a volta das atividades com responsabilidade é essencial.

Diante do aumento da procura de pessoas que nunca praticaram atividades de ecoturismo e agora estão fazendo trilhas, por exemplo, Zunino dá algumas dicas para evitar acidentes. Além do uso adequado de roupas, calçados e equipamentos, a pesquisa do local escolhido é fundamental.

A Rede de Ecoturismo do Paraná (REDE) surgiu pela necessidade de união, aperfeiçoamento e fortalecimento do setor de empresas e guias de Turismo de Aventura e Ecoturismo devidamente registrados no Ministério do Turismo e Cadastur.

Repórter Francielly Azevedo

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu