Economistas reduzem para baixo projeção do PIB de 2022 (e não devem parar)

Com o avanço da vacinação e a expectativa de reaberturas mais seguras (apesar da ameaça ainda muito grave do coronavírus), a economia brasileira poderia começar finalmente a voltar aos eixos no segundo semestre e, mais ainda, em 2022.

Mas não é em um cenário cor de rosa que os economistas estão apostando. Seguidas consultorias e bancos têm reduzido as projeções de crescimento do produto interno bruto (PIB) brasileiro de 2022, agora para abaixo — ou muito abaixo — dos 2%.

A aposta negativa mais recente veio da consultoria MB Associados nesta sexta-feira, 13, que tem agora uma das projeções mais baixas do mercado.

A perspectiva de crescimento do PIB no ano que vem saiu de 1,8% (patamar perto de onde estão outros bancos no momento) para 1,4% em novo relatório.

Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados, aponta que um crescimento de 1,4% significa uma volta ao momento pós-recessão de 2016, o que considera um “padrão medíocre”.

“Estaremos saindo da pandemia com a economia bastante desorganizada”, diz.

O banco Itaú também reduziu nesta semana a projeção de crescimento em 2022 de 2% para 1,5%. Outro que estava com a aposta ainda alta, o Credit Suisse cortou na segunda-feira, 9, a previsão para o PIB do ano que vem de 2,5% para 2%.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Infraestrutura, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu