Igual a Londres e Nova York: como é a nova butique da Cartier em São Paulo

Pode parecer contradição. Mas só aparente mesmo. A Cartier vem reformando suas principais lojas no mundo, como Paris, Londres e Nova York, de acordo com um novo conceito global de design. E que consiste em seguir os códigos da maison e ao mesmo tempo valorizar as identidades locais.

A nova butique da marca no Brasil, inaugurada nesta quinta-feira 27 no Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, segue essa linha. A loja de 263 metros quadrados, localizada bem no centro do piso térreo do shopping, faz uma homenagem à exuberância das paisagens brasileiras.

O espaço consegue mostrar um equilíbrio de luzes, texturas, materiais e cores de uma marca clássica como a Cartier, como bege, dourado e bronze champanhe, com tons bastante coloridos e detalhes personalizados para que não reste dúvida: sim, estamos em uma loja no Brasil.

Pantera e bordados

A fachada é emoldurada por painéis de vidro translúcido e busca criar uma sensação de amplitude e aconchego. Em frente, na entrada principal, os visitantes encontram algumas coleções icônicas de joalheria da marca. As surpresas começam ao olhar para os lados.

À esquerda fica um grande painel assinado pelo artista parisiense François Mascarello, com a emblemática pantera da Cartier, com destaque para as cores verde e amarelo, e as criações atemporais de solitários e alianças.

À direita está uma obra da artista brasileira Natália Rios, um painel bordado à mão de 1 metro quadrado inspirado na coleção Cactus de Cartier. O quadro levou cinco meses para ser terminado, com ajuda de cinco bordadeiras. Entre os materiais utilizados estão pedras naturais de origem brasileira como madrepérola, olho de tigre e ágatas, além de pérolas e corais de vidro trazidos da França.

Sala de estar com bar

Sala de estar com bar na nova loja da Cartier do Shopping Cidade Jardim

Sala de estar com bar na nova loja: inspiração brasileira e parisiense (Katia Kuwabara/Divulgação)

O teto conta com detalhes feitos com a técnica de pátina pelas artistas plásticas Adriana e Carlota. Ao passar essa espécie de antessala chega-se ao ambiente do meio, com destaque nos mostradores para as coleções de relógios, fragrâncias e acessórios em couro.

Logo em seguida chega-se à parte mais íntima da loja. Trata-se de uma espécie de sala de estar principal e duas salas mais reservadas, para encontros e celebrações. A decoração tem duas inspirações: a atmosfera descontraída das varandas brasileiras e a elegância dos apartamentos parisienses.

Os móveis são assinados pelos designers brasileiros Jorge Zauzupin, Jader Almeida e Arthur Casas, e com piso de madeira tauari, predominante no norte do Brasil. E por fim chega-se ao bar, decorado com azulejos de cerâmica feitos pela artista Flavia del Pra.

“Nosso objetivo é que a butique seja um espaço acolhedor para receber nossos clientes e visitantes”, diz Maxime Tarneaud, diretor geral da Cartier no Brasil. “Um lugar onde eles possam se sentir em casa e à vontade para entrar, tomar um café e, consequentemente, ficar conosco por mais tempo.”

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