Pacto Global da ONU no Brasil apresenta o TERR4, IPO com foco em investimentos para o planeta

Indicadores das ONGs Global Footprint Network e WWF apontaram que seria necessário 1,7 planeta para sustentar o consumo de toda a população global em 2022. O último Dia da Sobrecarga da Terra, data em que a utilização de recursos naturais pela humanidade ultrapassou a capacidade do planeta de regeneração, ocorreu em 28 de julho, pouco mais do que a metade do ano. Na tendência ano a ano, a expectativa é que o esgotamento aconteça ainda mais cedo em 2023. Pensando nisso, a iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil  transforma o planeta na “empresa de capital aberto” TERR4, com o objetivo de estimular a adesão de outras companhias aos compromissos lançados no ano de 2000 pelas Nações Unidas.

Assim, a partir da simbologia de um IPO (Oferta Pública Inicial, do inglês Initial Public Offer), a “companhia” será apresentada na B3, a bolsa de valores do Brasil, como parte da campanha para estimular novas adesões ao Pacto Global. A abertura simbólica ao mercado acontece na manhã de 26 de abril, às 8h30, na sede da B3, em uma cerimônia de ring the bell, com transmissão ao vivo. Na ocasião, estarão presentes Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil e Ana Buchaim, vice-presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social Privado da B3.

“Precisamos investir na Terra e precisamos investir agora. É o investimento mais importante que temos a fazer, já que ela é a nossa maior empresa. O setor privado tem entendido que estar dentro dessa agenda é fundamental, mas 2030 está cada vez mais perto e chegar aos ODS é uma prioridade para todas e todos nós nesse momento. Ou deveria ser uma prioridade. Somente com a união de todos esses stakeholders faremos a diferença de fato. Por isso, esse lançamento do IPO da Terra tem um simbolismo muito importante para o Pacto Global da ONU e seus parceiros nessa jornada. Sem deixar ninguém para trás”, afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.

Também estarão presentes membros do Conselho Jovem do Pacto Global da ONU, Raul Santiago e Beta Boechat, que apresentarão os resultados da TERR4 e farão um chamado à ação. Já para o toque da campainha, representantes da diversidade dos habitantes do planeta Terra entre os convidados confirmados, estão: Andrea Schwarz (@dea_schwarz), Luca Scarpelli (@olucascarpelli), Mateus Baptistella (@vireiadulto) e Priscila Jung (@priscila.jung). A contagem regressiva para a abertura simbólica da TERR4 ao mercado começa a contar neste sábado (22), marcado pelo Dia Mundial da Terra.

“A B3 foi a primeira bolsa de valores do mundo a aderir ao Pacto Global, em 2005, e um dos pilares da nossa estratégia de sustentabilidade é induzir boas práticas ESG no mercado. Como parte do nosso papel de indução, buscamos sensibilizar e engajar as empresas sobre a importância de adotarem essa agenda em seus negócios, porque um mundo mais sustentável só poderá ser construído com a participação de todas as esferas da sociedade. Ao abrigar a ‘abertura de capital’ da TERR4, a bolsa do Brasil reitera seu compromisso com os princípios do Pacto Global e reforça o chamamento para que cada vez mais empresas participem dessa iniciativa e invistam no futuro do nosso planeta”, diz Ana Buchaim, vice-presidente de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social Privado da B3.

Os relatórios da TERR4

A TERR4 funciona como uma empresa, tendo desde site institucional até um relatório de resultados anuais. No site (https://terr4.com/), as pessoas podem acompanhar o valor simbólico das ações da empresa, em tempo real. O mecanismo de flutuação funciona por meio do monitoramento de diversos portais de notícias do Brasil e do mundo. A cada notícia sobre mudanças climáticas, desigualdade e outras pautas socioambientais, o valor da ação oscila. Quando negativas, o valor cai. No caso oposto, o valor sobe. Este é um instrumento didático para mostrar o quanto as nossas ações intereferem no planeta.

Já o relatório, batizado de “Relatório Urgente”, traduz todos os últimos resultados científicos e estatísticos do planeta em uma linguagem empresarial. De uma forma para que todo CEO, ao ler o material disponível em versão física e digital, tenha absoluta certeza da urgência em agir. Tanto o site quanto o relatório foram elaborados com auxílio de um grupo multidisciplinar de especialistas socioambientais que envolveu pesquisadores, jornalistas e desenvolvedores.

Participação de investidores

Como toda organização de capital aberto, a TERR4 também busca acionistas e investidores. Nesse caso, investir na TERR4 significa se engajar no Pacto Global, que já conta com 1900  empresas participantes no Brasil e 18 mil no mundo. O cadastro de interesse pode ser feito via site da TERR4 ou do próprio Pacto Global (www.pactoglobal.org.br).

A partir desse chamamento, o principal objetivo é estimular que mais empresas façam parte do Pacto Global, iniciativa da ONU para engajar a adoção de políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, por meio de Dez Princípios nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. A motivação é reflexo da decadência global, especialmente no quesito meio ambiente, que cresceu 6,6% durante a pandemia, junto a ameaça de diversas metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Segundo a última edição do Relatório Luz, documento elaborado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, cinco das 13 metas do ODS 15, relacionadas à promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres e ao impedimento da perda da biodiversidade, regrediram. Já no ODS 13, relacionado a medidas de combate à mudança climática e seus impactos, todas as metas estão em retrocesso.

Criada pela AlmapBBDO, a estratégia da campanha de lançamento do TERR4 conta, além do lançamento da empresa, com filme, anúncios, mídia exterior e ativação via influenciadores digitais, fazendo uma releitura  de uma empresa com grande risco de falência, mas com potencial de reverter o quadro, gerando impactos positivos em um período de médio a longo prazo.

Para Marco Giannelli (Pernil), Chief Creative Office da AlmapBBDO, é importante ressaltar que diferente de uma organização empresarial fechando as portas, a TERR4 significa a casa e todos os recursos naturais necessários para a existência dessa e de outras gerações. “A ideia de fazer um IPO da Terra joga luz na urgência de se fazer algo pelo planeta. Queremos lembrar aos ‘investidores’ que, se esse fluxo de caixa não melhorar, perderemos a fonte da humanidade. E somente com outras empresas comprometidas com o Pacto Global é que conseguiremos melhorar, dia após dia, os índices do lugar onde todos nós vivemos”, finaliza.

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