Paranaenses pretendem gastar 24% a mais no dia das crianças

Paranaenses pretendem gastar 24% a mais no dia das crianças

Apesar da queda na intenção de compra de quase 7% em comparação com 2019, 61% dos paranaenses pretendem presentear no dia das crianças. O dado foi revelado por uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio – Pr).

Em 2019 eram 68,2% o número de consumidores com a intenção de presentear na data.

Outros dados que demonstram que a data pode aquecer o comércio são, por exemplo, a intenção de presentear mais de três crianças, e o valor do presente que subiu 24% em 2020. Em 2019, os consumidores declararam a intenção de gastar R$ 90,33, neste ano o valor passou para R$ 111,99.

A sondagem da Fecomércio também aponta crescimento significativo nas vendas pela internet, que saíram de 4,4% no ano passado para 21,7% em 2020. A preferência dos consumidores, no entanto, continua sendo pelas lojas presenciais, que devem receber 55,7% do movimento de consumidores. Movimento que também registrou queda já que no ano anterior mais de 90% dos consumidores preferiram a compra presencial.

As lojas do centro da cidade devem concentrar 28,3% das compras. No ano anterior, foram 44,2% de compras nesses locais. As lojas de shopping terão decréscimo nos negócios, caindo de 21,8% para 15,%, bem como as lojas de bairro, que baixaram de 24,8% para 12,4% na preferência dos compradores este ano.

A aposta principal no tipo de presente para os pequenos continua sendo os brinquedos, com 64,2%. Jogos educativos vêm na sequencia com 34,4% da intenção de compra, um aumento de quase 27% em relação a 2019 neste tipo de presente.Livros também cresceram consideravelmente, ampliando de 6,1% em 2019 para 16,8% em 2020. Já roupas e sapatos são a opção para 28% dos paranaenses e os eletrônicos, que incluem vídeo games, celulares, notebooks e jogos, com 10,4%.

A forma de pagamento deverá mudar um pouco este ano. Deve haver uma queda no pagamento à vista, seja em dinheiro ou cartão de débito, que era a opção de 55,6% dos consumidores em 2019 e caiu para 49,1% em 2020. Em contrapartida, as vendas no cartão de crédito, com parcelamento ou para o vencimento, serão maiores, somando 50,3% neste ano contra 40,6% no ano passado.

Repórter Vanessa Fernandes com Assessoria Fecomércio-Pr

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