Reforma do IR: relator avalia escalonar redução do imposto de empresas

Pressionado pelos governadores, o relator da reforma do Imposto de Renda, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), avalia novas mudanças na proposta, considerada a segunda etapa da reforma tributária.

  • Entenda como as decisões da Câmara e do Senado afetam seus investimentos. Assine a EXAME.

Em reunião nesta quinta-feira com secretários estaduais de Fazenda, ele disse que avalia a criação de gatilhos para reduzir o IR da Pessoa Jurídica.

O objetivo das mudanças é reduzir resistências dos estados, que temem perder arrecadação com a reforma. Governadores começaram a se mobilizar contra a proposta.

No encontro, Sabino disse que estuda propor uma redução menor do IRPJ, caso a arrecadação de imposto fique abaixo da inflação. Nesse cenário, a queda seria de 7,5 pontos percentuais (p.p.) no IRPJ no próximo ano. O imposto cairia de 25% para 17,5%.

Além disso, haveria uma redução de 2,5 p.p. por ano em 2023 e 2024, totalizando uma redução de 12,5 p.p. Esse cenário só seria concretizado com uma arrecadação abaixo da inflação.

Caso a arrecadação seja maior que a inflação, vale o que está no texto atual do relator: uma queda de 10 p.p em 2022 e de mais 2,5 p.p. em 2023.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu