SP acusa governo federal de atrasar entrega de vacinas

O governo de São Paulo afirmou nesta segunda-feira, 26, que o Ministério da Saúde tem doses já entregues de vacinas contra o coronavírus, mas que não têm sido enviadas aos estados. Também hoje, o Ministério anunciou a antecipação das entregas desta semana.

Em mensagem em uma rede social nesta tarde, o governador João Doria (PSDB) afirmou que “o Ministério da Saúde tem 16 milhões de vacinas paradas em estoque”. Doria classificou a situação como “falta de urgência” e “vergonhosa”.

A EXAME apurou que doses estão paradas desde a semana passada, embora tenham sido entregues ao Brasil no prazo pelos laboratórios.

Ainda nesta segunda-feira, o Ministério da Saúde publicou em seu perfil no Twitter que distribuiria a partir de hoje mais de 10 milhões de doses aos estados. O prazo anterior, segundo fontes ouvidas pela EXAME, era a próxima quarta-feira, 28.

Questionado sobre o caso, o Ministério da Saúde ainda não se pronunciou. O espaço segue aberto para manifestações.

Entre as vacinas no estoque federal, há doses de Pfizer, Coronavac e AstraZeneca. Desde terça-feira, 20, um novo carregamento de Pfizer é entregue diariamente, no maior lote da vacina recebido pelo Brasil até aqui. Novo lote de cerca de 1,5 milhão de doses da Coronavac também foi entregue hoje ao governo federal pelo Instituto Butantan.

Atrasos na entrega do Plano Nacional de Imunização (PNI) podem comprometer o cronograma de vacinação em uma série de estados e municípios. O Brasil tem 45% da população vacinada com ao menos uma dose e 18% com a vacinação completa.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu