STF julga decisão sobre CPI da Covid-19 e caso Lula nesta quarta

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia. 

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta-feira, 14, a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que determinou a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a atuação do governo na pandemia de covid-19, e a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato.

O primeiro assunto do dia será a CPI da Covid-19. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), leu nesta terça-feira, 13, o requerimento de abertura da comissão, conforme determinação de Barroso, na última quinta-feira, 8. A pedido de senadores, o colegiado também investigará o uso de recursos repassados pelo governo federal a estados e municípios.

No julgamento desta quarta-feira, o plenário da Corte vai analisar a decisão liminar de Barroso, que pediu que o Senado tomasse as providências para a imediata instalação da comissão. Barroso disse ter conversado com todos os ministros antes de assinar a liminar. Por isso, o esperado é que a decisão seja referendada pela maioria.

A decisão foi concedida em resposta a um mandado de segurança apresentado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) em fevereiro. Eles alegaram que o requerimento para criação da CPI, de autoria de Randolfe Rodrigues (Rede-AP), cumpria todos os requisitos formais, mas, ainda assim, não havia sido encaminhado por Pacheco.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu