4 anos após abrir escritório fora do Brasil, eles já faturam lá 25% de um negócio de R$ 240 milhões

Os empreendedores paulistas Gustavo Assis e Tiago Pusas comemoram recordes de receita na esteira de uma mudança profunda dos hábitos alimentares dentro e fora do Brasil.

Assis e Pusas são sócios da MasterSenses, uma fabricante de ingredientes e aromas de alimentos industrializados fundada em Jundiaí, no interior paulista, em 2005. 

Em 2022, a empresa faturou 34 milhões de dólares, algo como 240 milhões de reais, uma alta de 41% na comparação com o ano anterior.

Onde está a MasterSenses

Além disso, aprofundou a presença na América Latina, um processo iniciado em 2019.

Atualmente, está presente em:

  • México
  • Colômbia
  • Bolívia
  • Chile
  • Recentemente, inaugurou um escritório na Guatemala 

Cerca de 25% do faturamento já vem de fora do Brasil.

Por que a MasterSenses cresceu 41% no ano passado

A pegada da MasterSense está numa tendência que a indústria de alimentos convencionou chamar de “saudabilidade” e está ligada à busca incessante por alimentos com algum apelo de saúde e bem-estar.

Na lista estão coisas como:

  • Alimentos orgânicos
  • Sem transgênicos
  • Sem carne
  • Livres de maus-tratos a animais e por aí vai.

O apetite cada vez mais exigente dos consumidores abriu espaço para empresas de tecnologia de alimentos com o apelo saudável — vide o caso de foodtechs como Liv Up, Greentable, Olga Ri, Diferente, entre outras.

“Há mais espaço para pequenas e médias empresas fabricantes de alimentos hoje em dia no embalo das mudanças de hábitos alimentares”, diz Assis. 

“A tendência ampliou nosso rol de clientes e, também, nossas receitas.”

O que está no portfólio da empresa

Uma das unidades mais promissoras da MasterSenses é a de ingredientes para alimentos à base de plantas — ou, no jargão, plant-based. Entre eles estão:

  • Gorduras de palma (útil para substituir fontes animais como manteiga)
  • Proteína de ervilha (ingrediente de suplementos proteicos para atletas de alto rendimento)
  • Colágeno (presente em alimentos e nutricosméticos)

Em 2023, os sócios da MasterSenses esperam uma alta de 31% na receita, para 60 milhões de dólares, boa parte dessa expansão puxada pelo desempenho fora do Brasil — as vendas no resto da América Latina devem ficar em 30% do total.

Como a pandemia influenciou a expansão internacional

A pandemia colaborou para a expansão internacional. Em meio a onda de webinars por todo canto da internet, a MasterSenses aproveitou o formato para conquistar clientes.

No período, os executivos fizeram sessões em vídeo com tendências da indústria de alimentos, como a saudabilidade, mais em voga do que nunca em meio à crise sanitária.

“Por meio da plataforma, atingimos nossos atuais clientes e novos também, em todas as regiões da América Latina”, diz Assis. 

“Isso nos deu mais ânimo para continuar nosso plano estratégico de crescimento.”

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