Azul quer aproveitar “mudança monumental” do turismo no Brasil

A Azul planeja expandir os voos em todo o Brasil para aproveitar uma “mudança monumental” na forma como as pessoas viajam no país, disse o presidente da companhia aérea.

Mesmo com a pandemia de covid-19, a maior companhia aérea doméstica está se beneficiando de uma mudança nos padrões de viagens locais: empresários em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro estão programando viagens no meio da semana para trabalhar em hotéis à beira-mar na região nordeste. E os moradores de regiões ricas no coração agrícola do país, como Sorriso em Mato Grosso, estão cada vez voando mais, disse o CEO John Rodgerson.

Essa tendência deve continuar com o avanço da campanha de vacinação depois que a epidemia já provocou a morte de mais de 230.000 pessoas, o maior número depois dos EUA. A Azul, que já opera acima de 80% dos níveis pré-covid, planeja aumentar sua capacidade para aproveitar a mudança, disse Rodgerson.

“O Brasil foi o país de recuperação mais rápida do mundo se você olhar as viagens domésticas”, disse ele em entrevista. “2020 foi um ano de sobrevivência e 2021 se trata de vacinar as pessoas e partir para a recuperação.”

As companhias aéreas da América Latina foram particularmente afetadas pelo desenrolar da pandemia no ano passado com governos fechando fronteiras e interrompendo as viagens aéreas. Três das maiores empresas da região – Latam Airlines, Avianca e o Grupo Aeromexico SAB – entraram com pedido de recuperação judicial. A Azul e a Gol, sua maior concorrente, ganharam a confiança dos investidores enquanto reforçavam as finanças e a demanda por viagens domésticas se recuperava mais rapidamente do que o esperado.

Os ativos da Azul se distanciaram das mínimas do ano passado, com as ações mostrando recuperação em dólar de mais 330% desde meados de maio, mais de cinco vezes melhor do que o retorno médio das 27 companhias aéreas rastreadas pelo Índice Bloomberg World Airlines. Enquanto isso, seus títulos com vencimento em 2024 subiram 84% desde que caíram em território de dívida distressed em março, em comparação com aumento de 21,5% para dívidas corporativas de mercados emergentes, segundo dados compilados pela Bloomberg.

Embora a recuperação tenha sido impulsionada por um aumento nas viagens de lazer, Rodgerson disse que as viagens corporativas provavelmente voltarão à medida que mais pessoas forem vacinadas. A companhia aérea, que atende 116 destinos no país, também está se beneficiando da demanda por seus negócios de carga. Empresas de comércio eletrônico como Mercado Livre e Magazine Luiza estão correndo para conquistar clientes fora do populoso sudeste.

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