Bolsonaro decide demitir presidente da Petrobras, diz jornal

O presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu, nesta segunda-feira, 28, demitir o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna. Fontes ouvidas pelo jornal O Globo dizem que o motivo é a pressão que a empresa pública sofre em meio ao aumento dos combustíveis. Ainda segundo a publicação, o anúncio deve ser feito até o fim desta segunda. O mais cotado para assumir seria o economista Adriano Pires.

O último reajuste feito pela Petrobras nos combustíveis, há duas semanas, elevou o preço da gasolina em 18,7%, e do diesel em 24,9%. Os valores se referem ao que foi alterado nas refinarias. No acumulado dos últimos 12 meses até fevereiro, o IPCA dos combustíveis, principal indicador de inflação do Brasil, teve uma alta de 33%. A gasolina subiu 32%, o etanol, 36%, e o diesel, 40%. Valores muito acima do índice geral, que está em 10,54%.

No começo do mês, Bolsonaro indicou novos membros para os Conselhos de Administração e Fiscal da Petrobras na noite de sábado, 5. A lista tem Luiz Rodolfo Landim Machado, atual presidente do Flamengo, como concorrente ao cargo de presidente do Conselho de Administração. A eleição será realizada na Assembleia Geral Ordinária no dia 13 de abril.

A informação seria divulgada após o nome de Landim ser divulgado pela imprensa. A Petrobras, desde 2015, registra forte participação de acionistas minoritários na Assembleia e o conselho atual, com 11 membros, possui três representantes indicados por investidores de mercado.

Além do engenheiro, o governo indicou outros sete titulares para o Conselho de Administração: Carlos Eduardo Brandão, Joaquim Silva e Luna, Luiz Henrique Caroli, Márcio Weber, Murilo Marroquim, Ruy Schneider, Sonia Villalobos. Dos nomes indicados, quatro já ocupam uma cadeira no board.

No Conselho Fiscal, para titulares foram indicados Agnes Maria de Aragão da Costa, Janete Duarte Mol (representante do Tesouro Nacional) e Sergio Henrique Lopes de Sousa. Como suplentes, a indicação é de Marisete Fátima Dadald Pereira, Otavio Ladeira de Medeiros e Alan Sampaio Santos.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Mercado, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu