Carrefour (CRFB3): expectativa do 2º tri ainda é de aumento nas vendas com margens espremidas

O Carrefour (CRFB3) abre a temporada de resultados das empresas de varejo alimentar nesta terça-feira (26), a primeira divulgação depois da conclusão da compra do BIG, anunciada no fim de junho. A expectativa de analistas é de alta nas vendas, impulsionada principalmente pelo Atacadão, e de margens menores, refletindo os desafios principalmente com vendas nos hipermercados — além de promoções na vertical de atacado.

O BTG Pactual estima R$ 22 bilhões em receita no segundo trimestre, aumento de 17,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, com margem Ebitda de 6,4%, queda de 0,8 ponto percentual ante o mesmo período de 2021. O BTG manteve a recomendação de compra para o papel nas prévias do setor. 

Estimativas semelhantes são feitas pelo Itaú BBA. O banco calcula R$ 21,1 bilhões em receita, aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. A margem Ebitda ficaria em 7,2%, queda de 0,6 ponto percentual na comparação anual. Olhando separadamente para o Atacadão e para a vertical de supermercados, como reflexo da alta da inflação, esta última deve ter a pior queda em margem Ebitda (de 1,5 ponto percentual), enquanto a busca dos consumidores por produtos mais baratos ajuda a segurar o baque na de atacado (queda de 0,2 ponto percentual). O banco também manteve a recomendação de compra dos papéis nas prévias do setor. 

Olhando para o futuro, joga a favor da companhia e do setor o anúncio feito pelo governo nesta semana de pagamento do Auxílio Brasil em R$ 600 até dezembro, de acordo com relatório do BTG Pactual. Segundo as estimativas dos analistas Luiz Guanais, Gabriel Disselli e Victor Rogatis, isso vai significar R$ 41 bilhões em desembolsos por parte do governo, que podem impulsionar o consumo de classes menos favorecidas. Para comparação, o ‘Coronavoucher’ em 2020 fez com que o consumo desse público aumentasse 11% em relação a 2019. 

“Apesar do pagamento do auxílio agora ser menor e do ambiente macro mais desafiador, nós esperamos que o Auxílio Brasil possa impulsionar o consumo nos próximos meses, principalmente entre lares de classes menos favorecidas e em setores essenciais, como o varejo alimentar”, escrevem os analistas do BTG. 

Por enquanto, em meio à restrição no poder de compra dos consumidores e ao ambiente de maior inadimplência – que promete ser ‘vilã’ até mesmo dos balanços de grandes bancos – a estimativa do Itaú BBA é a de que o banco Carrefour consiga segurar o baque, com aumento de receita compensando provisões adicionais. É uma visão diferente da do J.P. Morgan. O banco estrangeiro aponta, em relatório, que o ambiente macroeconômico atual pode trazer dificuldades para as provisões feitas pelo banco. Esse fator, somado à estimativa de que a integração com o BIG pode levar 18 meses para trazer resultados, fizeram com que o J.P, Morgan mantivesse recomendação neutra para os papéis do Carrefour (CRFB).

Aprofundando a visão para o lado operacional, o banco acredita que há resultados relevantes a serem colhidos em médio prazo para o Carrefour, com crescimento contínuo a partir das sinergias capturadas com a aquisição. Contudo, a ampliação da presença do Assaí em São Paulo – onde está a maior parte das lojas de hipermercados – ainda fazem com que a casa tenha uma postura mais conservadora em relação à rede francesa, com recomendação neutra para os papéis. Hoje, não custa lembrar, a distância entre Carrefour e Assaí ainda é enorme: o grupo tem mais de 900 lojas espalhadas pelo país e um market share de 17,7%, mais do que o dobro do Assaí (7,7%). 

A estratégia da rede para manter (ou até mesmo ampliar) essa vantagem, por enquanto, consiste em uma bastante similar à do Walmart quando chegou ao Brasil: se tornar um híbrido entre hipermercado e atacado, tentando aproveitar o melhor que os dois mundos podem oferecer. Apesar de o primeiro estar ’em baixa’, vai receber 47 novas lojas a partir da aquisição do BIG e deve, cada vez mais, se tornar um ponto estratégico para a operação de e-commerce e para a expansão do banco Carrefour — via vendas de produtos com tíquete médio mais elevado. O Atacadão, que deve receber mais 70 novas lojas, ao todo, continuará sendo um ponto estratégico para venda de produtos com margem elevada.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Mercado, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu