CPI deixa orçamento, meio-ambiente e supersalários muito atrás nas redes

A CPI da covid dominou o noticiário na semana, e também as redes sociais. A Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado que investiga as ações do governo federal na gestão da pandemia foi o tema mais discutido e “ofuscou” outras movimentações políticas dos últimos dias, como a autorização de supersalários no alto escalão do governo ou o relaxamento das regras de licenciamento ambiental.

Levantamento da consultoria de análise de dados Bites feito a pedido da EXAME mostrou que a CPI — e termos correlatos, como nomes de senadores e depoentes na comissão — gerou 2,5 milhões de menções no Twitter até a tarde desta sexta-feira, 14.

Foi mais de seis vezes a movimentação gerada pelo outro assunto mais comentado da semana, o chamado “orçamento paralelo” do governo federal. Para atender aliados, o Planalto criou gastos de 3 bilhões de reais que não aparecem no orçamento oficial, como revelou reportagem do jornal O Estado de S.Paulo.

Termos como “tratoraço” e “bolsolão”, como alguns chamaram o episódio nas redes, apareceram entre as postagens, mas ainda muito abaixo do barulho gerado pela CPI.

“A CPI dominou completamente a pauta. Os outros temas ficaram muito abaixo. O orçamento secreto foi o que chegou mais perto, e ainda não chega nem a 20% do volume de menções à CPI”, diz André Eler, diretor adjunto da Bites.

O orçamento foi mais comentado sobretudo na segunda-feira, 10, quando teve cerca de 250.000 menções, um dia depois de o Estadão publicar sua primeira reportagem. Ainda que a imprensa tenha continuado a repercutir o assunto nos dias seguintes, o tema termina a semana praticamente “esquecido”, com menos de 20.000 menções no Twitter.

Já a CPI nesta sexta-feira, mesmo sem trabalhos oficiais, já somava mais de 200.000 menções até o meio da tarde.

Outras movimentações políticas da semana chamaram pouca atenção, como foi o caso da mudança nas regras do licenciamento ambiental aprovada pela Câmara e criticada por ambientalistas. O uso de termos relacionados (como “licenciamento” ou “boiada”) começou a aumentar na terça-feira, 11, e desde então tem tido quase 40.000 postagens ao dia, mas não chegou perto da CPI ou mesmo do orçamento paralelo.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu