Disparada no preço das carnes faz IPCA acelerar 0,51% em novembro

Variação foi a maior para o mês em quatro anos; acumulado do ano foi para 3,12% e o dos últimos doze meses, para 3,27%

São Paulo — O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro acelerou para 0,51%, enquanto, em outubro, havia registrado 0,10%. Este foi o maior resultado para um mês de novembro desde 2015, quando o IPCA ficou em 1,01%.

O acumulado do ano foi para 3,12% e o dos últimos doze meses, para 3,27%, acima dos 2,54% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2018, a taxa fora de -0,21%.

O IPCA é usado para medir a inflação oficial do país.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta em novembro, com destaque para Despesas pessoais (1,24%), que apresentou a maior variação no índice do mês, e Alimentação e bebidas (0,72%), cuja contribuição de 0,18 ponto percentual (p.p.) foi a maior entre os grupos do IPCA.

A alta do grupo Alimentação e bebidas foi influenciada, sobretudo, pelo preço das carnes, que tiveram alta de 8,09% no mês e contribuíram com o maior impacto individual no período (0,22 ponto percentual), destacou o IBGE.

A carne tem apresentado um pico fora do comum nos últimos meses por conta, principalmente, das exportações do Brasil para a China, que aumentou seu consumo do alimento brasileiro em decorrência da peste suína no país, que dizimou grande parte da oferta de porcos.

Os consumidores, que já costumam pagar um pouco mais pela carne nessa época do ano, tem sentido forte esse movimento adicional no bolso.

*Mais informações em instantes

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu