EXAME/IDEIA: empate entre Freixo e Castro por disputa ao governo do Rio

A eleição para o governo do Rio de Janeiro tende a espelhar as forças políticas que devem disputar a presidência da República em 2022. O atual governador, Cláudio Castro (PL), aparece com 21% das intenções de voto, e Marcelo Freixo (PSB), com 22%, segundo a mais recente pesquisa EXAME/IDEIA.

Castro é mais alinhado a Jair Bolsonaro (sem partido), que nas sondagens aparece em segundo lugar na disputa ao Palácio do Planalto. Já Freixo representa a força política do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que venceria todos os cenários – incluindo contra Bolsonaro – para assumir o cargo de presidente para um terceiro mandato.

Em junho, o deputado federal saiu do PSOL e se filiou ao PSB. Na época, Freixo disse que a troca teria o objetivo de “derrotar o bolsonarismo”. A mudança veio após conversas com Lula. Nos bastidores, há o entendimento de que o PT vai abrir mão de candidatura própria e apoiar Freixo ao governo do estado.

A pesquisa EXAME/IDEIA ouviu 2.000 pessoas entre os dias 23 e 26 de agosto. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A sondagem é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. A margem de erro é de 1,85 ponto porcentual para mais ou para menos.

EXAME IDEIA eleicao governador rio de janeiro

 (Arte/Exame)

Na avaliação de Maurício Moura, fundador do IDEIA, o Rio de Janeiro, reduto político do presidente Bolsonaro, tem o efeito o que ele chama de ‘nacionalização’. “Há muitas semelhanças entre a eleição nacional e local. O bolsonarismo se aglutina a Castro, enquanto os petistas se unem a Freixo”, diz.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu