Investimento com maior retorno hoje são as vacinas, diz ex-BNDES

Após mais de dois meses da aplicação da primeira dose da vacina contra o coronavírus no Brasil, o país não vacinou nem 3% da população com a segunda dose do imunizante. Somado a isso, a ausência de um auxílio emergencial que permite às pessoas ficarem em casa e a falta de coordenação nacional na implementação de medidas restritivas fez os casos de covid-19 dispararem no país – que hoje deve bater a marca de 300 mil mortos pela doença.

Para o ex-diretor de crédito, finanças e internacional do Banco Nacional de Desenvolvimento, Cláudio Coutinho, dada essa situação calamitosa, o melhor investimento possível no Brasil, com a maior taxa de retorno, são as vacinas.

“Só as vacinas vão restaurar a economia, as contas públicas, catapultar o PIB, retomar a confiança… Se não acontecer, vamos precisar de mais dinheiro para socorros emergenciais, o que deteriora o nosso cenário fiscal. O governo deveria pensar em vacina antes de qualquer coisa”, disse o economista, que atualmente dirige o Banrisul, em entrevista à Exame.

Coutinho acredita que, caso não acelere a vacinação e continue em uma trajetória de alta da dívida e da inflação, o Brasil corre um sério risco de entrar em dominância fiscal – quando a política monetária perde força como instrumento de controle da inflação.

“Em relação a esse desajuste, o BC já estava um pouco atrás da curva, inclusive já deveria ter subido os juros antes”, disse o economista, avaliando como “acertado” o início do ciclo altista iniciado pelo Copom na última semana. “O BC ainda tem capacidade de manter a rédea se realmente fizer uma politica de aumento de juros. Ainda é possível reancorar, sim. Ainda há autoridade para isso.”

Destacando o cenário internacional de juros muito baixo ou negativo, Coutinho lembra que atualmente existe um excesso de capital pouco remunerado pelo mundo afora, e que o Brasil poderia atrair esses investimentos com uma combinação de abertura da economia e demonstração de responsabilidade fiscal e segurança jurídica. “Temos que liderar o crescimento pela infraestrutura”, disse ele.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Infraestrutura, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu