“Nenhuma questão política está impedindo importação de vacina”, diz Araújo

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou nesta quarta-feira, 24, que não há problemas políticos que atrapalhem a exportação de vacinas para o Brasil. Em sessão temática no Senado, ele afirmou que “nenhuma questão política está impedindo nenhum tipo de importação, seja de vacinas, seja de insumos”. 

“O mundo todo hoje vive também uma dificuldade de obtenção de vacinas e seus insumos. Países com capacidade tecnológica de produzir estão enfrentando dificuldade em levar adiante um processo de vacinação mais acelerado”, pontuou Araújo. Ele citou que os países da União Europeia vacinaram 9% da população, enquanto o Brasil está na faixa de 6%. “Não há uma diferença muito grande”, considera.

Segundo Araújo, os problemas diplomáticos apontados pelos senadores na relação entre o Brasil e a China são “fruto de uma narrativa” que não condiz com a verdade. “Nós não temos nenhum problema diplomático com a China. E isso faz parte de uma construção da nossa política externa, que eu vejo que é completamente mal-entendida”, disse, após ter sido questionado sobre as dificuldades criadas pelo governo brasileiro na relação com os chineses.

Araújo afirmou que o Brasil é, segundo as próprias estatísticas chinesas, o terceiro país no mundo que mais recebeu vacinas e insumos de vacinas fabricados na China. “Os primeiros são Indonésia e Emirados Árabes Unidos e, logo em seguida, o Brasil, de forma que o Brasil de nenhuma maneira está atrás na fila”, disse. Segundo ele, o país “não sofre nenhum tipo de discriminação”.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu