O índice de reclamação leva em consideração a quantidade de reclamações procedentes recebidas por cada instituição em proporção à sua quantidade de clientes
São Paulo – O Santander e o Bradesco lideram a lista dos bancos com os maiores índices de reclamações no quarto trimestre, consideradas as cinco maiores instituições financeiras do país (Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Banco do Brasil e Santander). O ranking é divulgado trimestralmente pelo Banco Central.
O Santander registrou um índice de 22,94 e, o Bradesco, de 19,36. Os dois principais bancos públicos do país – o BB e a Caixa – vêm logo depois, com 19,06 pontos e 17,19 pontos, respectivamente. São seguidos pelo Itaú, com 16,85.
O índice de reclamação é calculado pelo BC e leva em consideração a quantidade de reclamações procedentes recebidas por cada instituição em proporção à sua quantidade de clientes (o número de reclamações é multiplicado por 1.000.000 e dividido pelo total de clientes).
O líder de reclamações no quarto trimestre entre as instituições de grande porte (aquelas com mais 4 milhões de clientes) continua a ser o Banco Pan, cujo índice de reclamações no trimestre foi de 126,47 pontos, de acordo com o BC.
Em posicionamento enviado a EXAME, o banco Pan afirmou que tem tomado medidas concretas para melhorar e modernizar produtos, processos e a qualidade do atendimento ao consumidor. Disse ainda que foi pioneiro entre os bancos na criação do serviço “Não Me Ligue” e na mobilização do setor para a Autorregulação do Crédito Consignado, implementada pela Febraban e ABBC em janeiro deste ano para redução do número de reclamações.
Bancos pequenos mais reclamados
Entre os bancos e financeiras de porte menor – com menos de 4 milhões de clientes -, o ranking continua a ser liderado pela Facta Financeira, com um índice de reclamações de 1.310,55, seguida pelo conglomerado banco Continental (998,61) e pelo banco Safra (629,65).
Os principais motivos de reclamações foram: oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada e irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito e crédito.
Veja abaixo as 10 instituições financeiras mais reclamadas no terceiro quarto, por porte, de acordo com o BC:
Bancos e financeiras grandes (mais de 4 milhões de clientes)
Bancos e financeiras pequenas (menos de 4 milhões de clientes)