Pandemia já matou no Brasil tanto quanto a Guerra do Paraguai

Depois de superar na sexta-feira a marca de 1 milhão de pessoas infectadas com a covid-19, o Brasil se aproxima hoje de mais um número triste: o de 50.000 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, o coronavírus já está matando no Brasil tanto quanto a Guerra do Paraguai, o pior conflito armado na história da América Latina.

A Guerra do Paraguai completou em março 150 anos (durou de 1864 a 1870). Foi travada entre a chamada Tríplice Aliança (composta por Brasil, Argentina e Uruguai) e o Paraguai, envolvendo disputas políticas, comerciais e territoriais. O número total de baixas é impreciso, mas, segundo uma estimativa do historiador Francisco Doratioto, autor do livro Maldita Guerra, cerca de 50.000 soldados brasileiros morreram no conflito. Dizimado na guerra, o Paraguai perdeu muito mais: algo em torno de 280.000 pessoas, em sua maioria civis.

A pandemia do coronavírus já matou no Brasil mais que o total de pessoas mortas no ano passado inteiro em acidentes de trânsito, a décima principal causa de mortalidade no país. Segundo dados da seguradora Líder, que administra o seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores (DPVAT), 40.721 pessoas morreram no país em 2019 vítimas de acidentes de trânsito.

A covid-19 no Brasil também já matou mais que total de óbitos registrados em 2018 em consequência de insuficiência cardíaca (26.482), doenças do fígado (25.793), doenças do aparelho urinário (19.956), insuficiência renal (15.884) e HIV (11.222), segundo os dados do Datasus, do Ministério da Saúde. No ritmo atual, em poucos dias deve superar também o total de pessoas que morreram no ano vítimas de agressões (55.914).

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu