Presidente eleito do Chile anuncia equipe com maioria feminina

O presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, anunciou nesta sexta-feira, 21, os nomes dos ministros que irão compor seu gabinete a partir de 11 de março, quando tomará posse. São 24 novos ministros, sendo 14 mulheres. Em discurso, Boric falou de pluralidade política em seu governo e diálogo com todos os setores.

O anúncio foi feito do lado de fora do Museu de História Natural em Santiago. Em seguida, o futuro líder postou cada cargo no Twitter. Vários dos nomes apontados por Boric são membros de seu círculo mais próximo, que esteve ao seu lado durante o primeiro e segundo turno das campanhas.

Sendo um líder de esquerda, o nome mais aguardado era o do ministro da Fazenda. Em um aceno ao mercado, o nome indicado foi o do ex-presidente do Banco Central Mario Marcel, cargo este que renunciou na quinta-feira, dia 20.

Marcel é um independente ligado ao Partido Socialista. Ocupou diversos cargos nos governos de centro-esquerda, entre 1990 e 2008, e foi preferido pelos mercados, que veem em sua nomeação um gesto de moderação nas reformas econômicas que Boric busca implementar.

A médica Izkia Siches foi nomeada como ministra do Interior e Segurança Pública. Ela tem 35 anos, é cirurgiã da Universidade do Chile e em 2017 tornou-se a primeira mulher a chegar à presidência da Faculdade de Medicina. Ela teve uma participação ativa durante a pandemia. Siches se torna a primeira mulher a chefiar o Ministério do Interior.

Para o Ministério das Relações Exteriores, Boric indicou a advogada Antonia Urrejola, que foi vice-presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Ela será a segunda mulher a se tornar chanceler do Chile.

O futuro gabinete do novo presidente também incluirá Giorgio Jackson e Camila Vallejo, ex-dirigentes e deputados estudantis, que junto com Gabriel Boric lideraram os protestos de 2011 em busca de uma educação pública gratuita e de qualidade.

A lista também inclui a neta do ex-presidente socialista Salvador Allende (1970-1973) Maya Fernández, que ficará à frente do Ministério da Defesa.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Infraestrutura, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu