Prévia do PIB registra crescimento de 0,89% em 2019, diz Banco Central

Indicador do mês de dezembro fechou em alta de 1,28% se comparado com o mesmo mês de 2018

Brasília – A economia brasileira teve crescimento de 0,89% em 2019, aponta o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br). A estatística foi divulgada na manhã desta sexta-feira.

O IBC-Br é uma prévia aproximada do Produto Interno Bruto (PIB) calculada pela autoridade monetária e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic, que hoje está em 4,25%. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade em três setores: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos.

O indicador do BC não substitui o cálculo do PIB, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que leva em conta variáveis mais amplas. O IBGE deve divulgar o resultado do PIB em março.

Ao comparar dezembro de 2019 com novembro do mesmo ano, o mês registrou uma queda de 0,27%. Em novembro, o IBC-Br apresentou um aumento de 0,18%.

Dezembro é a quebra da sequência de quatro meses seguidos da alta do indicador. Na comparação com o mês de dezembro do ano passado, a alta foi de 1,28%.

Segundo o boletim Focus, o mercado espera um crescimento de 2,3% em 2020, e 2,5% em 2021, 2022 e 2023. Na última semana, o Banco Central decidiu reduzir a taxa Selic de 4,5% para 4,25% e também sinalizou que interromperia os cortes que vinham acontecendo desde julho de 2019.




Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Economia, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu