Rachel Maia e Vivi Duarte falam de diversidade no Clube CMO

As empresas precisam ser cada vez mais inclusivas. Isso não se discute. Mas antes de cobrar uma postura mais diversa das companhias é preciso que cada um se reconheça como agente de mudanças e contribua para transformar o espaço de trabalho em um local de acolhimento.

Essa foi uma das falas do encontro do Clube CMO, uma parceria entre a Exame e a agência de marketing digital Zmes, que aconteceu ontem no espaço de eventos Casa DUPAC, em São Paulo. As consultoras Viviane Duarte e Rachel Maia participaram de um debate mediado pela jornalista Marina Filippe sobre diversidade e inclusão no mercado de trabalho.

Para além da responsabilidade social das empresas, a diversidade é também uma oportunidade. “Marcas com propósito ganham mais dinheiro”, afirmou Vivi. “Não estamos romantizando a inclusão. Trazer pessoas diversas significa trazer novas ideias e ampliar os mercados.”

Rachel enfatizou a importância do letramento, de todas as pessoas, independentemente de gênero, cor ou orientação sexual, terem a disposição de entender as necessidades do outro. “Pessoas que não são pretas podem e devem ser aliadas na inclusão”, disse.

Christiane Cruz Citrângulo (Head of Marketing & Loyalty – GPA) e Christianne Rego (CMO América do Sul na General Motors) (Clube CMO/Reprodução)

Marcela Rezende, VP of Marketing no MadeiraMadeira (Clube CMO/Reprodução)

Marcia Denes (diretora de pessoas na Zmes), Filipe Ferminiano (diretor de growth na zmes), Henrique Makauskas (diretor de tecnologia na zmes) e Davi Cortez (diretor de consultoria da Zmes) (Clube CMO/Reprodução)

Marcia Denes (diretora de pessoas na Zmes) e Fernanda Belfort (Head Soluçōes de Marketing na Salesforce) (Clube CMO/Reprodução)

Adrian Ferguson, Co-founder e CRO da HYPR (Clube CMO/Reprodução)

Beatriz Gerlack, Paulo Manzzano (Brand Director Marketing / Product / PR da Jaguar Land Rover), Leonardo Queiroz (VP Growth / Marketing / Sales na Cogna Educação) (Clube CMO/Reprodução)

Andréa Nunes (da Stellantis South America), Rachel Maia e Frederico Battaglia (CMO Latam da Stellantis) (Clube CMO/Reprodução)

Gabriel Porto, CMO na Sem Parar (Clube CMO/Reprodução)

Ivan Padilha, Vivi Duarte (CEO do Plano Feminino), Marina Fellipe e Rodrigo Caetano (Clube CMO/Reprodução)

Beatriz Gerlack do Bridge+55, Ana Laura Sivieri da Braskem e Renata Gomide do Boticário (Clube CMO/Reprodução)

Quem são as consultoras que participaram do debate

Vivi Duarte é CEO da Plano Feminino, a primeira consultoria para empresas e marcas com foco em gênero, raça e diversidade do Brasil, e presidente do Instituto Plano de Menina, um projeto social que capacita meninas por meio de workshops e as conecta a vagas de emprego em grandes empresas do país.

Rachel Maia é fundadora da RM Consulting para Diversidade, Equidade e Inclusão. Já foi executiva de empresas como Pandora e Lacosta. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Vale, da CVC e do Pacto Global da ONU.

Marina Filippe é repórter de ESG na Exame e mestre em Ciência da Comunicação pela USP.

Jantares de relacionamento e encontros de learning

O Clube CMO é destinado a líderes de marketing das organizações, entre CMOs, vice-presidentes e diretores. O intuito do clube é possibilitar troca de conhecimento, resolução de problemas e discussões produtivas sobre o mercado publicitário.

Os associados participam de jantares de relacionamento e encontros de learning com especialistas nos temas abordados (https://exame.com/marketing/camila-coutinho-fala-sobre-mercado-de-influenciadores-em-jantar-do-clube-cmo/) . Os membros têm participação ativa no conteúdo da EXAME, por meio de podcast, matérias de cobertura dos eventos e coluna do Clube CMO. O Clube CMO tem patrocínio da HYPR, NEOOH e Salesforce, e conta com apoio a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes).

Confira aqui quem participou do encontro de ontem.

Quer fazer parte do Clube? Acesse este formulário. https://lps.exame.com/cmo-202208

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Mercado, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu