Reajuste dos pedágios em São Paulo passa a valer nesta sexta

Passam a valer nesta sexta-feira pedágios de São Paulo um reajuste, podendo ficar até quase 12% mais caros. Com a medida, autorizada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo às vésperas das festas de final de ano, sair da capital do estado para o litoral sul, utilizando o sistema Anchieta-Imigrantes, custará R$ 33,80.

Diariamente, as rodovias que terão reajuste na tarifa do pedágio recebem mais de 2,3 milhões de veículos.

O reajuste vai variar entre 10,72% (que considera o reajuste pelo Índice Geral de Preços – Mercado, o IGP-M) e 11,73% (que considera o reajuste pela evolução do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA).

Com isso, nas estradas administradas pelas concessionárias Tebe, Intervias, Triângulo do Sol, Renovias e Colinas, o aumento será de 10,72%, com base na evolução do IGP-M entre junho de 2021 e maio de 2022.

Já para as rodovias sob concessão das empresas Autoban, Rota das Bandeiras, ViaOeste, Cart, ViaRondon, SPVias, Rodovias do Tietê, Ecovias, Ecopistas, Rodoanel Oeste e Rodoanel trechos Sul e Leste, o aumento na tarifa será 11,73% – a variação do IPCA de junho de 2021 a maio de 2022.

Adiamento do reajuste do pedágio

Em junho, a Secretaria de Logística e Transportes (SLT) informou que as tarifas dos pedágios de rodovias de São Paulo não seriam reajustadas neste ano. Segundo o governo do estado, a decisão se baseava na “atual conjuntura econômica e do custo Brasil, com a alta desenfreada dos preços, em especial, de combustíveis”. A mudança nos valores estava prevista para o dia 1º de julho.

O governador — e então candidato à reeleição — Rodrigo Garcia (PSDB) disse na ocasião que, diante da alta desenfreada de preços, “é impensável onerar o bolso dos paulistas”. A atualização seria de 10,72% (IGPM) a 11,73% (IPCA) — o que dependeria do indexador do contrato de concessão — para perdas inflacionárias ocorridas nos últimos 12 meses.

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