Suárez se despede do Grêmio e deixa o clube entregando milhões com produtos e sócio-torcedor

Aos 36 anos e considerado um dos grandes craques do futebol mundial, Luis Suárez continua fazendo sucesso dentro e fora dos gramados. Neste domingo, 3, o duelo contra o Vasco vai marcar a despedida do craque pelo clube na casa gremista. Todos os ingressos estão esgotados, e a diretoria do Tricolor gaúcho deve promover algumas ações para homenagear o ídolo.

Ao longo de um ano em que vestiu a camisa gremista, Suárez entregou boas atuações e gols não apenas dentro de campo, mas também fora dele. Principal goleador do Grêmio na temporada, ele balançou as redes 26 vezes durante o ano. No Brasileirão, ele também é o artilheiro da equipe, com 14 gols, e ainda destaca-se pelas 11 assistências dadas até o momento.

Para esta despedida, o Tricolor contará com ações que irão desde a distribuição de 40 mil máscaras com o rosto do atacante até a presença de um balão personalizado para recepcionar os jogadores, com a mensagem “Gracias Suárez”.

As ações são realizadas pelo Esportes da Sorte, patrocinador do Grêmio desde o início do ano. A empresa, inclusive, foi uma das responsáveis por viabilizar a contratação do atacante e ajuda com os custos salariais do atleta. Dentre outras homenagens presentes ao uruguaio, também haverá 10 bonecos do jogador em tamanho real na esplanada da Arena, e a banda geral do Grêmio, que também utilizará camiseta especial em agradecimento ao artilheiro, fará a recepção do ônibus dos jogadores.

Além disso, serão distribuídos ao público mais de 40 mil infláveis personalizados, nas cores do tricolor e com a frase “com o Grêmio onde o Grêmio estiver”, além da possibilidade de os torcedores ganharem camisetas personalizadas com a imagem do atacante e a data do jogo, ao realizarem aposta mínima de R$ 50 na plataforma de apostas.

No campo dos negócios, de acordo com informações do próprio departamento de marketing do Grêmio, Suárez já vendeu mais de R$ 10 milhões em vendas de camisas e produtos com sua marca. O valor representa quase um terço do total arrecadado até o momento pela loja oficial do clube.

Foram disponibilizados cerca de 40 itens licenciados com a identificação de Luisito, como baldes de pipoca, copos, chaveiros, boneco, bonés, cachecóis, camisetas, linha de camisas retrô na cor celeste, cuias e garrafas térmicas, mão alusiva ao gesto do uruguaio nas comemorações, entre outros.

No total foram mais de 42 mil produtos comercializados com a temática, mas o produto mais procurado foi mesmo a camisa com o número 9 às costas – quase 30 mil uniformes adquiridos com o nome do “Pistolero” até o começo do mês de novembro.

Um dos principais patrocinadores do Grêmio, o Esportes da Sorte foi uma das primeiras empresas a apostar no craque, já que desde o início ajudou nos custos salariais. O contrato prevê um valor adicional em agosto de cada ano, estimado em um milhão de dólares. Também em contrapartida, a empresa tem direito a algumas ativações envolvendo o jogador, como por exemplo, que o astro uruguaio utilize bonês com o logo da casa em determinações situações.

“Atletas da magnitude do Suárez atraem uma série de fatores positivos, que vão além daquilo que acontece apenas dentro dos gramados. Estamos falando de visibilidade internacional, ganho com receitas, novos serviços, conteúdos em redes sociais, incremento do programa de sócios, bilheteria e público. Nós acreditamos que uma relação de parceria vai além da simples marca na camisa. Queremos e temos como mantra estabelecer uma conexão de engajamento e sólida com nossos clubes, e é isso o que tem acontecido com o Grêmio”, explica Ícaro Quinteiro, COO do Esportes da Sorte.

Clube dobra receita com sócio-torcedor e ultrapassa 50 mil inscritos em um ano

O Grêmio superou a marca de 50 mil sócios-torcedores em um ano, e chegou a 113 mil inscritos em seu programa. Desde meados de 2022, o Tricolor Gaúcho saltou de pouco mais de 60 mil para os 113 mil atuais. Foram praticamente 15 mil novos sócios entre julho e dezembro do ano passado, e mais 40 mil neste ano.

Outro dado significativo é que o Tricolor Gaúcho tinha uma receita mensal de R$ 4 milhões por mês com seu programa de sócios. Com esse aumento, o faturamento praticamente dobrou ao atingir as cifras de R$ 8 milhões por mês.

“É uma parceria que tem atuado muito intensamente em conjunto com o Grêmio, com ideias e projetos que envolvem ativações, comunicação, engajamento, campanhas sociais. Ajudamos recentemente a lançar um programa de fantokens, por exemplo, e tudo isso ajuda a impulsionar e explorar vários ativos do clube, entre eles do Suárez, que fez expandir em pouco tempo o número de sócios do clube”, explica Bruno Brum, CMO da Agência End to End, empresa que é parceira do Grêmio desde julho de 2022 e que conecta o torcedor à paixão, como um hub de soluções e engajamento para o mercado esportivo.

Além de diversas ações de engajamento voltadas para os sócios, como ativações em dias de jogos, a chegada do atacante Luis Suárez também ajudou o Grêmio a impulsionar sua base do programa.

“Para impulsionar o crescimento de sócios, uma estratégia que tem funcionado é contratar grandes estrelas, jogadores que fizeram sucesso no futebol europeu e que agora, na fase final de carreira, aceitam jogar no futebol brasileiro. Suárez, no Grêmio, é um grande case disso. No entanto, a maior dificuldade é manter esta base ativa e pagante. Para isso, o clube precisa investir não apenas na manutenção de um time competitivo, mas também em tecnologia para se relacionar em tempo real com seu sócio-torcedor, além de estar, constantemente, ampliando o leque de benefícios do programa”, pontua Henrique Borges, CEO da Somos Young, empresa que realiza o atendimento a sócios-torcedores de clubes como Cruzeiro, Bahia e Vasco.

Especialistas comentam sobre como os clubes podem capitalizar com atletas de renome internacional

Trazer atletas renomados de fora do país sempre foi algo que os clubes brasileiros buscaram, não apenas para potencializarem a parte técnica, mas também as ativações fora de gramado com programas de sócios-torcedores, redes sociais e internacionalização da marca.

Para Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo e que faz a intermediação de contratos entre marcas com clubes, empresas e atletas, esse modelo de parceria pode ter ganhos ainda maiores se pensadas com planejamento.

“Investir em um atleta renomado aproxima a marca do torcedor, bem como da diretoria do clube. É importante que o patrocinador tenha um plano estratégico de ativação formatado para maximizar o investimento”, afirma.

Quem corrobora da opinião é o especialista em gestão esportiva Renê Salviano, CEO da Heatma, empresa que também faz a negociação de novos negócios envolvendo as marcas com clubes, empresas e atletas

“É um complemento de patrocínio bastante comum em outros países e que traz ainda mais visibilidade às marcas. Apesar dos custos adicionais, são contratos que geram uma via de mão dupla, pois trazem novas propriedades de divulgação para as empresas em ações e ativações”.

“Trazer um jogador de renome internacional precisa, antes de mais nada, contemplar a questão esportiva. Isso também impacta nas receitas com bilheteria, sócios, produtos licenciados, que naturalmente crescerão nos primeiros meses mas, se a performance em campo não for como o esperado, trazem os números para os patamares anteriores. Portanto, é preciso ter um plano claro e sustentável para comprometer parte importante do orçamento em troca de jogadores que certamente trarão visibilidade e potenciais novas receitas”, avalia Armênio Neto, que é especialista em negócios do esporte e sócio-fundador da Let’s Goal, empresa que agencia contratos de patrocínio para grandes nomes do esporte, como Neymar e Pelé.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Mercado, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu