Totvs pagou caro demais pela RD Station? O que dizem os analistas | Invest

Após perder a batalha pela Linx para a Stone, a Totvs venceu disputa com a Locaweb pela RD Station, comprada por 1,86 bilhão de reais. Líder em automação de marketing digital, a RD tem cerca de 25 mil clientes ativos e irá ampliar o portfólio de produtos da Totvs, focada em programas de gestão empresarial. No pregão desta quarta-feira, as ações da companhia lideram as perdas do Ibovespa, devolvendo a alta de 4,05% registrada na véspera, após o anúcio da aquisição.

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Embora contribua para o crescimento da Totvs, o valor da compra, equivalente a 9 vezes o faturamento esperado para a RD em 2021,  levantou questionamentos. Para analistas do BTG Pactual, se comparado aos múltiplo da Totvs de 5,3x EV/Sales (valor da empresa por vendas totais), “o valor pago pela RD [de 9,8x] parece alto”, mas segundo eles, só “parece”.

“A RD Station é uma empresa de SaaS (software como serviço) puro de que cresceu, em média, 42,3% ao ano nos últimos 3 anos. As empresas de SaaS de alto crescimento estão negociando a 29x EV/Sales”, afirmam em relatório.

De acordo com os analistas, a americana HubSpot, de software de marketing em nuvem, é empresa que mais se assemelha ao modelo de negócio da RD Station, e é negociada a 17,5x EV/Sales. O múltiplo costuma ser usado para avaliar empresas em pleno crescimento, em que os custos operacionais superam o faturamento.

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