Cinco pessoas morrem em aeroporto de Cabul após Talibã tomar capital

Cinco pessoas foram mortas em meio a uma grande confusão no aeroporto de Cabul nesta segunda-feira, disseram testemunhas, enquanto tropas dos Estados Unidos vigiavam a retirada de funcionários da embaixada um dia depois de o Talibã dominar a capital do Afeganistão e declararem que a guerra acabou e a paz prevaleceu.

Não ficou claro de imediato como as vítimas morreram. Uma autoridade dos EUA disse que soldados atiraram para o alto para deter pessoas que tentavam embarcar à força em um voo militar que deveria retirar diplomatas e pessoal da embaixada norte-americana da cidade.

Uma testemunha que esperava um voo há mais de 20 horas disse que não estava claro se os cinco foram baleados ou pisoteados durante uma dispersão. Autoridades dos EUA no aeroporto não estavam acessíveis de imediato para comentar.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, era possível ver três corpos no chão perto do que parecia uma entrada lateral do aeroporto. A Reuters não conseguiu verificar a filmagem. Outra testemunha disse que também viu cinco corpos.

O caos se instaurou enquanto autoridades do Taliban declaravam que a guerra acabou e emitiam comunicados visando acalmar o pânico que cresce em Cabul agora que os militantes, que governaram entre 1996 e 2001, derrotaram as forças governamentais apoiadas pelos EUA.

O presidente Ashraf Ghani fugiu do país dizendo que queria evitar derramamento de sangue no domingo, quando os militantes islâmicos entraram em Cabul praticamente sem resistência.

Um porta-voz do Taliban, Suhail Shaheen, disse em uma mensagem no Twitter que os combatentes receberam ordens rígidas de não fazer mal a ninguém.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Infraestrutura, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu