Mulheres da periferia de São Paulo recebem capacitação empreendedora; conheça o projeto

Para incentivar jovens mulheres em situação de vulnerabilidade social que moram em comunidades periféricas de São Paulo, a Prefeitura oferece o programa ‘Don@ do meu Trampo’, realizado pelo Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa, com o objetivo de criação e desenvolvimento de seus próprios negócios.

Assine a newsletter EMPREENDA, a nova newsletter semanal da EXAME para quem faz acontecer nas empresas brasileiras

Mulheres entre 15 e 29 anos recebem uma capacitação baseada no desenvolvimento e na criação de negócios inovadores. Além de oferecer a possibilidade de renda, o programa explora o lado criativo e protagonista dessas mulheres.

O ‘Don@ do meu Trampo’ tem como princípio o incentivo à criação de negócios com base na necessidade imediata da proximidade e nos conhecimentos empíricos dos alunos, ou seja, o que uma pessoa sabe fazer no dia a dia.

Desenvolvida em cinco encontros presenciais e três meses de acompanhamento remoto, a consultoria permite que as alunas possam criar, desenvolver e colocar em prática negócios de forma orientada, assegurando o fortalecimento e a melhoria da gestão para suas fontes de renda e autonomia.

A conquista dos negócios para essas jovens contribui não só para sua vida pessoal, como também para a economia das comunidades onde estão inseridas.

“Nós acreditamos no impacto social positivo gerado pelo empreendedorismo, particularmente em comunidades onde esse incentivo precisa chegar com mais frequência em razão da vulnerabilidade que essas mulheres se encontram”, explica Vinicius Lima, fundador da Besouro.

Em 2022, o programa já realizou a formação de quatro turmas de mulheres empreendedoras nas regiões de Cidade Tiradentes, Heliópolis, Vila Nova Cachoeirinha e Cidade Ademar. Ao todo, mais de 80 jovens foram capacitadas com e 35 negócios foram abertos até o momento.

VEJA TAMBÉM:

Aos 47 anos, ela criou empresa que fatura R$ 29 milhões com pigmentos para sobrancelha

Para atrair clientes mais jovens, Kopenhagen faz rebranding da marca e quer se tornar mais acessível

O negócio dele transforma moscas em comida de pet — e atraiu 37 investidores

Doctoralia compra healthtech de gestão de saúde e quer impactar 50 milhões de usuários

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Mercado, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu