O que o day trade e as ações da GameStop revelam sobre a bolha | Invest

O que uma rede de lojas físicas de games pode oferecer de retorno para o investidor em um dos segmentos mais digitalizados da economia? No atual momento de euforia do mercado, oferece a chance de ganhos em cima de especulação. É o que tem acontecido neste início de ano com as ações da GameStop, em uma batalha que tem mobilizado o mercado americano e que diz muito sobre uma euforia em certa medida descolada de fundamentos.

Quer se precaver contra uma possível virada do mercado? Conte com a assessoria do BTG Pactual digital

As ações da GameStop chegaram a disparar quase 145% nesta segunda-feira, 25, atingindo novo recorde, depois de já terem disparado cerca de 250% desde o começo do ano. No fechamento, as ações desaceleraram fortemente os ganhos e subiam “apenas” 18%, negociadas a 76,79 dólares. Na máxima do dia, porém, chegaram a 159,18 dólares, reforçando os argumentos de quem aponta que há uma bolha em muitos ativos no mercado — ou seja, com preços descolados dos fundamentos.

A batalha envolve investidores que apostam na queda das ações — os “short sellers” — e outros que aderiram em massa a campanhas virtuais em redes sociais como o Reddit para a compra do papel, incluindo day traders. São movidos não pela expectativa de retorno em cima dos fundamentos da companhia, mas para se beneficiar da valorização, ao mesmo tempo em que demonstram a sua força coletiva e impõem perdas a quem estava vendido.

Diante da forte alta, os vendedores a descoberto — ou seja, investidores que compraram opções de venda sem deter o papel — estão rapidamente comprando de volta as ações para cobrir perdas potenciais. É um movimento conhecido como “short squeeze“.

As perdas de investidores que estavam “short” na GameStop chegavam a 3,3 bilhões de dólares neste ano antes dos dados desta segunda-feira, de acordo com a S3 Partners. Apenas na sexta passada, o prejuízo foi de 1,6 bilhão de dólares.

Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Infraestrutura, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu