Por que o Brasil se aproximou dos novos milionários do continente

Em meio à crise econômica que veio a reboque da pandemia, um país da América do Sul começou a experimentar uma explosão de crescimento. Depois de expandir sua economia em 43% em 2020, quando boa parte do mundo afundava, a Guiana deve crescer quase 50% este ano, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). Projeções de mercado apontam que o vizinho Suriname também está na trilha do sucesso, com descobertas recentes de grandes reservas de petróleo e gás.

A balança comercial do Brasil não demorou a apontar essa transformação do cenário. Em 2021, as exportações para a Guiana aumentaram 170%, alcançando 111,7 milhões de dólares. Os resultados em relação ao Suriname foram mais modestos: vendas de 38,5 milhões de dólares, diante de 31,3 milhões em 2020. Do lado brasileiro, o diagnóstico é que há espaço para uma evolução considerável – e não apenas no que diz respeito ao comércio.

“Trata-se de dois países com os quais o Brasil faz fronteira e desfrutam de acesso ao mar do Caribe, o que por si só justifica uma aproximação maior”, diz o embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas do Ministério das Relações Exteriores. “Além disso, são nações que devem crescer muito nos próximos anos e onde há muito por fazer, seja em infraestrutura, energia e até na formação de quadros técnicos”.

Esses temas estiveram na agenda da visita oficial da comitiva brasileira ao Suriname nesta quinta-feira, dia 20, quando houve um almoço entre o presidente Jair Bolsonaro, Chandrikapersad Santokhi (chefe do Executivo do Suriname) e Mohamed Irfaan Ali, da Guiana, além de reuniões técnicas. Os encontros em Georgetown, capital da Guiana, previstos para esta sexta-feira, dia 21, foram cancelados em função do falecimento da mãe de Bolsonaro.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu