Por que o Uber está demorando tanto? Perguntamos aos motoristas

Ainda que você não seja um usuário frequente da Uber, certamente já deve ter notado: de uns tempos para cá, conseguir um carro pelo aplicativo está mais difícil. Leva-se cada vez mais tempo para se conseguir um motorista e, quando finalmente acontece, o profissional cancela a corrida. Seja nos horários de pico ou fora deles, o tempo entre abrir o aplicativo e embarcar no carro é cada vez maior. Afinal, o que está acontecendo com a Uber?

Para entender a situação e responder a essa pergunta, a EXAME conversou com motoristas do aplicativo, que apontam diversas razões para a queda na qualidade do serviço. Ao contrário do que se imagina, não há uma falta de motoristas. Eles continuam disponíveis aos montes. Mas o cenário de deterioração econômica do país e a política de preços da Uber tem obrigado eles a “garimpar” corridas para conseguir obter algum lucro ao fim de um dia de trabalho – que, em média, supera as 12 horas de labuta.

“Não é que não tem motorista na praça. Pelo contrário, tem muitos. Mas eles estão garimpando corridas. Pegam aquelas que eles sabem que vão fazer algum dinheiro“, explica o motorista Walter, que dirige na Uber há seis anos e pediu para não ter o sobrenome publicado. Ele explica que, quando oferece uma promoção ao passageiro, a Uber repassa esse custo aos motoristas, que já pagam uma comissão de 25% a 40% do valor total das viagens à empresa. Com isso, algumas corridas acabam não se pagando.

“Eu gasto cerca de 120 reais por dia de combustível, mais a locação do carro [já que não tem veículo próprio, como muitos motoristas]. Todos esses custos subiram ultimamente, mas a tarifa da Uber, não“, explica Walter, cuja “taxa de aceitação” das corridas recentemente caiu de 90% para 76% nos últimos meses. “Antigamente compensava fazer qualquer tipo de corrida, tanto longa como curta. Mas hoje não mais. Quem cancela muito ou aceita pouco acaba sendo banido, mas nós precisamos fazer essa “garimpagem” para conseguir ganhar alguma coisa no final do dia.”



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Brasil, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu