“Sejam bem-vindas e tragam muito capital”, diz CEO da Azul às novas cias

Depois do ano mais difícil da história para as companhias aéreas, a aviação brasileira se prepara para ganhar pelo menos mais dois novos concorrentes nos próximos meses: a Nella, focada na aviação regional do Ceará, e a ITA, do Grupo Itapemirim, que conta com o público da sua consolidada malha rodoviária para decolar nesse novo mercado.

O americano John Rodgerson, presidente da Azul Linhas Aéreas, companhia que atende mais de 100 cidades no país, diz não temer os novos concorrentes no “oceano azul” da aviação regional brasileira. “Que sejam muito bem-vindos”, disse o executivo em entrevista exclusiva à EXAME, mas ele faz um alerta aos novos entrantes:”Mas tragam muito capital, porque isso é fundamental para começar uma linha aérea no Brasil. Até mesmo as empresas bem capitalizadas no mundo estão sofrendo neste momento.”

Após o baque da chegada da pandemia ao Brasil, que reduziu a malha das aéreas ao essencial, a Azul conseguiu reforçar seu caixa emitindo R$ 1,745 bilhão em debêntures conversíveis – mas não sem antes negociar um socorro com o BNDES e o governo federal, que acabou não acontecendo, segundo John, pela jogo duro do Ministério da Economia durante as tratativas.

“O jogo de 2020 e 2021 é giro, você precisa ter capital de giro para passar por esse período. O Guedes não queria dar moleza para ninguém e jogou duro, porque eles queriam arranjar uma solução de mercado para o capital de giro”, explica Rodgerson. “Mas estar negociando com o BNDES comprou tempo com os nossos fornecedores até o mercado abrir novamente.”

Confiante que a vacinação contra o coronavírus deve contemplar todos os maiores de 50 anos até o meio do ano, Rodgerson acredita que o segundo semestre será bem mais próspero que o primeiro e planeja, inclusive, reforçar a frota com mais dez aeronaves Cessna Gran Caravan. Com capacidade para nove passageiros, o modelo incrementa as operações da Azul Conecta, divisão dedicada a atender pequenas cidades, além de aumentar o alcance da Azul Cargo.



Continue lendo

Recomendados

Desenvolvido porInvesting.com
Negócios, Todos

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu