Marqueteiros já dão ritmo às pré-campanhas

A movimentação, há pouco mais de um ano da votação em primeiro turno, indica que a corrida eleitoral já entrou na realidade dos principais partidos. Historicamente, os gastos com marqueteiros costumam ser um dos principais das campanhas.

No Congresso, os partidos já asseguraram ao menos R$ 2,1 bilhões para as campanhas no ano que vem e negociam a ampliação deste valor. O montante final só será conhecido na sanção do Orçamento de 2022, cuja discussão deve se arrastar até o fim deste ano.

Enquanto o Congresso debate o valor do fundo que vai patrocinar as campanhas, o mercado do marketing político passa por um período de intensa movimentação.

Na esteira da contratação de João Santana, ex-marqueteiro das campanhas vitoriosas dos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, para fazer a pré-campanha do ex-ministro Ciro Gomes, presidenciável do PDT, profissionais de comunicação que atuaram nas últimas eleições já estão operando como “consultores” para políticos com projetos consolidados.

Em campanha nas prévias do PSDB, os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP) têm publicado nas redes vídeos com qualidade profissional e para isso recorreram a auxiliares de campanhas passadas.

Coordenador de comunicação da campanha de Leite ao governo gaúcho em 2018, o marqueteiro Fábio Bernardi está novamente com o tucano, embora ainda em caráter informal. O PSDB vai destinar cerca de R$ 1,5 milhão para cada pré-candidato das prévias, mas só após o dia 20 de setembro, quando serão oficialmente abertas as inscrições. Bernardi, de 50 anos, começou a atuar em 1998 ao lado do publicitário Nizan Guanaes na campanha presidencial de Fernando Henrique Cardoso.



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